FACEBOOK

sexta-feira, 26 de março de 2010

FussionCook - Favas guisadas com carne de vaca

Fiz esta receita há algumas semanas atrás mas o meu tempo tem sido tão curto e ando sempre tão apressada, que esqueci de tirar foto ao prato final. Peço desculpas por isso .
Mesmo assim, deixo aqui a receita pois adaptei-a ao gosto cá de casa e é um pouco diferente da que vem descrita no livro da FC. Espero que gostem :-)


2 embalagens de 400gr cada de favas congeladas
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 c. sopa de polpa de tomate
1 dl de vinho branco
1/2 chouriço de carne picante de boa qualidade (podem usar outro é claro)
200gr de carne de vaca cozida (coze previamente na FC no programa/carnes, reservar a água da cozedura)
100gr de bacon
30 gr de azeite

Colocar o azeite na cuba, a cebola e o alho, programar/manual 10 minutos. Deixar refogar um pouco e juntar as carnes (a vaca em cubinhos, o bacon em tiras e o chouriço em rodelas), deixar refogar mais uns minutos e juntar o vinho branco. Deixar refogar até evaporar.
Juntar a polpa de tomate, mexer muito bem e rectificar o sal. Acrescentar as favas já descongeladas previamente e cobrir tudo com a água de cozer a vaca.
Programar/manual, temperatura 180ºC por 15 minutos. Deixar sair pressão e verificar se as favas estão cozidas. Se for necessário terá de programar mais uns minutos.
Quando estiverem tenras, partir os ovos com cuidado e dispor por cima das favas sem mexer.
Tapar (eu usei a tampa de vidro) e deixar que os ovos cozam. Depende do gosto de cada um, querer deixá-los mais ou menos passados.
Retirar da panela e se quiser pode servi-las simples ou acompanhadas com um pouco de arroz branco.