FACEBOOK

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bimby - Azevias de batata doce/Grão


Massa:
Colocar no copo 125gr de manteiga e programar 3 min., temp. 70º, vel. 1.
Juntar 500gr de farinha sem fermento T65 e programar 20 seg., vel. 5.
Volte a programar a bimby à vel. 3 e vá deitando água quente aos poucos até verificar que a massa se solta das paredes da bimby, penso que 200 a 250ml será o suficiente. Terá de ir vigiando para não passar do ponto, se a massa ficar muito mole basta juntar mais um pouco de farinha. Esta massa tem de permanecer quente enquanto a estica para moldar as azevias pois caso ela esfrie tem tendência a que a massa encolha ao esticar. Se isso acontecer terá mais dificuldade em esticá-la fininha, como se pretende.

Recheio de batata doce:
Coza a batata doce e reduza a puré obtendo cerca de 400gr. Junte 230gr de açúcar, 1 pau de canela e casca de 1 limão, programe a bimby 10 min., temp. 100º, vel. 1 até engrossar, se verificar que necessita se ficar mais apurada programe mais uns minutos à mesma temperatura. Deixe arrefecer e retire a casca e o pau de canela.


Recheio de grão:
Coza o grão (cerca de 500gr) depois de demolhado e escorra a água. Triture-o e junte 300gr de açúcar, programe 10 minutos, temp. 90º, vel. 1. Retire a casca e o pau de canela e deixe arrefecer.


Faça as azevias e frite-as em óleo quente. Se sobrar alguma massa, poderá esticá-la e cortá-la como se fossem coscorões, frite-a e polvilhe com açúcar e canela. Fica uma delicia!!


Para estas duas receitas vai necessitar de fazer a massa por duas vezes pois a receita acima dá simplesmente para a quantidade de um dos recheios. Bom apetite!!

Nota: as azevias podem ser feitas com antecedência. Molde-as e congele-as, no dia de Natal é só retirar do congelador e fritar :)

 Photobucket